segunda-feira, 21 de março de 2011

Welcome to Mr. Obama!

Passou o fim de semana, a ressaca insiste em continuar, você percebe que aquele prazo que parecia distante já está em cima, sua tia chata foi embora junto com aquele primo que mexe nas suas coisas sem pedir e junto também com o Obama e toda sua comitiva.
Estou orgulhoso do Brasil, país que deveria ganhar sim, uma cadeira cativa no conselho da ONU, mas no setor de organização de eventos e "puxasaquisse". Não sei pra vocês, mas pra mim essa "visita" de Barack Obama mobilizou mais forças do governo do que as catástrofes no Rio de Janeiro, do que até a própria cerimônia de posse da presidente. O fato é que concordo com a recepção do Brasil até certo ponto. Já conseguimos conquistar uma certa "independência americana" a algum tempo, e essa forma de tratamento é de um certo modo uma forma de retorno à subserviência que a tempos não víamos. Meus argumentos começam a fazer algum sentido quando observamos as visitas que Obama faz a outros países e até mesmo quando observamos a nossa recepção à outros chefes de Estado. Que acepção axiológica é essa que chega ao ponto de tornar majestosa uma simples 'passadinha' de um enquanto as de outros ficam quase imperceptíveis?
Não se vê toda essa estería, toda essa empolgação em outros países, é inegável que se tem que ter um projeto logístico muito forte para receber um presidente de um país como os EUA, mas o 'endeusamento' de tal é inconcebível, principalmente para um país que quer ser tratado de igual para igual pelos "grandes". Foi só uma visita, imagine se Obama viesse tirar umas férias aqui? - coisa que duvido que aconteça um dia-.
Em um dos trechos de seu discurso, Obama diz que 'vê com bons olhos a busca do Brasil por uma cadeira cativa no conselho de segurança da ONU' , mas não manifesta nenhum apoio efetivo - coisa que ele faz à Índia - nesse ingresso. Acredito que o Brasil tem uma forma precisa de conduzir as suas relações com outros países, e que esse acontecimento foi um fato isolado que não diminue em nada o valor das ações internacionais do Brasil, mas que não deve tornar a acontecer.
O povo brasileiro é essencialmente receptivo, inclusive vimos esses dias vários sósias do Obama na TV, coisa que não me impresiona, me impresionaria se Obama tivesse um sósia na Suíça!

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/03/20/sosia-de-obama-reclama-acenei-mas-ele-nao-olhou-pra-mim/

Espero que gostem do post, não é nada de patriotismo extremo, são apenas relatos com o olhar de uma pessoa que não ipinotizou-se pela "OBAMA MANIA" dos últimos dias que nos alerta para comportamentos do governo que merecem ser avaliados. Leiam, comentem, recomendem e voltem a acessar o blog.

Sigam o blogueiro no twitter: @eduardoaraujo00

Um comentário: