Espaço de discussão onde é possível apresentar pontos de vista sobre vários assuntos, promovendo uma troca de informações e o enriquecimento intelectual e cultural, tendo como objetivo principal detectar os vários prismas em que um assunto pode ser apreciado, e partindo desse ponto, promover debates dinâmicos, norteando-se sempre pelo tema proposto.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
É o que tem pra hoje.
Quando se fala de "Inclusão Digital nas escolas da rede pública de ensino", imaginamos ser uma coisa bem abrangente e que dá certo mesmo, quando na verdade não é bem o que acontece. Muitas escolas públicas tem realmente o laboratório de informática, nas suas condições mas tem, mas promover o contato dos alunos com as máquinas - que na maioria das vezes estão em péssimo estado, não garante que ele esteja incluido no mundo tecnológico. A alfabetização digital não se dá apenas com o contato do aluno com a máquina, mas sim através de um processo de concientização tecnológica e de instruções bem direcionadas, com supervisão adequada. Mas como ter uma logística dessas quando alguns professores - principalmente das escolas no interior do Estado, nunca se quer tiveram a oportunidade de manusear um computador, ou então quando atentamos para a baixa qualidade da internet, principalmente nesses locais. Em algumas escolas que foram beneficiadas com o projeto do Governo Federal, UCA (um computador por aluno), faltam armários para guardar as máquinas, tomadas para recarega-lós, e tudo isso foi feito às pressas, época de eleição né, ninguém vai perder a chance de se promover ou promover terceiros, não é padrinho Lula? A verdade é que a internet disponibiliza uma gama de material que poderia ser de muita valia aos estudantes, fazendo com que quase em tempo real eles podesse acompanhar os avanços e estudos de diferentes áreas, aumentando seus conhecimentos e assim promovendo ao menos um pouco de igualdade no meio educacional do país, desse mesmo país que mais se interessa em levar doces a vovozinha que acabar definitivamente com o lobo.
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É, aqui um dos pontos que mais denuncia a desigualdade social é a EDUCAÇÃO.É perceptível "à olho nú" observando as condições e estrutura nas escolas públicas quando comparamos às escolas de "alto nível".
ResponderExcluirAcredito que não deveria haver desigualdade, principalmente na EDUCAÇÃO, que é a chave para um país mais desenvolvido.
Ainda quero ver ricos e pobres estudando em uma escola pública, que dê condições para tanto quem está acostumado com as regalias que o dinheiro proporciona, quanto para quem se acostumou a não ter às vezes, nem o que comer. Mesmo sabendo que posso morrer sem ver isso!
www.multiplostemas.blogspot.com