terça-feira, 16 de novembro de 2010

Circo Brasil: Aqui o grande palhaço é você!

Vi essa frase domingo, durante um programa de humor de grande audiência e achei interessante! Vinha segunda-feira, em pleno feriadão da proclamação, da ilha de  Itamaracá, num engarafamento gigantesco, ouvindo reague no som do carro do uno mille 96 azul bebê de um amigo meu, onde a música, em meio a palavras como Jah, nownownow e Rasta, dizia também que os políticos brasileiros estavam mais preocupados em fazer piada do que em verdadeiramente cumprir seu papel como representante do povo. Eu tava meio sonolento, um aperto arretado dentro do carro e o ritmo não era um de meus preferidos, mas nessa hora eu parei e atinei para o que aquela música queria dizer. Tivemos eleições a pouco, vimos uma mulher ganhar, tornado-se a primeira mulher presidente da República. Meus sinceros parabéns. Houve uma mobilização enorme de militâncias e de governadores que já haviam sido eleitos para que os candidatos que eles apoiavam também fossem. Olha, várias vezes durante a campanha de segundo turno eu cheguei a me emocionar com o empenho em que os já eleitos trabalhavam, era uma coisa de louco e tem gente que ainda abre a boca pra falar que eles não fazem nada, é mole?! Brincadeiras a parte, relacionando ao que eu falei a pouco, se esses mesmos políticos trabalhassem assim para diminuir a pobreza, acabar com a fome, gerar empregos e garantir ao menos as nescessidades básicas do cidadão que com tanto empenho ele tentava perssoadir no período eleitoral, nosso país seria de primeiro mundo. É explícito o jogo de interesses por trás de tudo isso, mas meu Deus, somos nós quem escolhemos essas pessoas para nos representar, como nós fazemos isso com nós mesmo? Simples. Somos preparados para errar em nossas escolas, a partir do momento em que o nosso governo não atende princípios básicos da tão santa e falha constituição, onde ela fala que todos tem direito ao estudo garantido pelo Estado. Exemplo simples. A poucos dias atrás vimos que na França uma onda de revolta pairava sobre o céu da cidade dos apaixonados, justamente porque estudava-se a proposta de aumentar o  tempo de contribuição da aposentadoria em 2 anos - que aliás previdência será um assunto abordado nos próximos posts por ser a brasileira um exemplo...de desrespeito com o contribuente. A frança é um país politizado, a grande parte da população, a maioria esmagadora, tem uma educação de base muito boa, além da França ter um dos índices de renda per capta mais elevados da Europa. O que eu quero dizer com essas linhas carregadas de dados? Que é muito fácil governar onde as pessoas não tem um entendimento de seus direitos, de suas garantias, como dizia cazuza em um trecho de uma de suas músicas: " Ver TV a cores na taba de um índio, progaramada pra só dizer sim". Essa é a nossa situação, estamos nos tornando uma nação mais politizada sim, mais a passos de taratugas paraplégicas, sem expecatativas, vivendo de informações manipuladas e programados para só concordar, esse é o nosso Brasil, desrespeitável público.

5 comentários:

  1. Finalmente um blog interessante sobre política... Onde finalmente a verdade com certeza será transparecida. Pode até parecer besteira de minha parte ficar eufórica ao saber que há pessoas que com uma boa crítica nesse país, mas não posso concordar com isto, afinal, vivo em um país onde quase tudo acontece às encobertas. Parabéns ao autor (que é meu amigo)! O blog está muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Estamos vivenciando uma crise, essa faz referencia a crise de valores éticos e morais.
    A sociedade é vitima de um governo que passa por cima de leis, de valores, para amontoarem mais e mais fortuna.
    Todos são ótimos no período eleitoral, e adoram criticar os concorrentes, ressaltando sempre os pontos negativos. A política é cada vez mas suja. O nível é cada vez mais baixo.
    Eles falam tanto sobre investir em educação, em formação, mas querem exercer mandatos com ensino fundamental ou no Maximo médio. Onde está o exemplo? Onde esta o valor da preparação educacional.
    E sabe o que é mais engraçado?
    -É que, é a mesma sociedade que os elege, que coloca no poder, que se conforma.
    O voto que deveria ser uma atitude nobre, onde colocamos alguém que represente nossas idéias e valores, acaba colocando no poder pessoas sem caráter.
    É assim que o Brasil se torna um circo, e nós somos os palhaços. Eles são os donos, e nós que somos a graça da história.

    Camila Belo

    ResponderExcluir
  4. "Brasil, mostra a tua cara. Quero ver quem paga, pra gente ficar assim."
    O povo agora tem que saber escolher a cara né? Difícil!
    Gabriela Rocha

    ResponderExcluir
  5. "Brasil, mostra a tua cara. Quero ver quem paga, pra gente ficar assim."
    O povo agora tem que saber escolher a cara né? Difícil!
    -
    Consegui, amigoo. Agora sim! kkk

    ResponderExcluir